Engenharia em ação: Alunos visitam subestação de energia em Lavras

No dia 13 de abril, os alunos do curso de Engenharia Elétrica participaram de uma visita técnica à Subestação de Distribuição de Energia Elétrica de Lavras.

A Subestação é importante para o sistema de potência da região, pois conecta as Usinas Itutinga, Camargos e Funil, além de estabelecer conexões com a subestação de Varginha. A estrutura atende Lavras e outras cidades vizinhas.

Na oportunidade, os estudantes puderam ver na prática como ocorre o processo da transformação da energia aos níveis de consumo. Além disso, os futuros engenheiros puderam relacionar a aplicação prática de diversas disciplinas ministradas em salas de aula e ainda tiraram dúvidas sobre o funcionamento de uma subestação de energia, desde o sistema de potência ali instalado até os dispositivos de proteção, comunicação e automação.

Segundo o professor Janilson Godinho Carvalho, a visita complementa os conteúdos ministrados em sala de aula e proporciona aos alunos uma visão prática do sistema de potência e suas partes relacionadas, com um panorama das diversas áreas de atuação do engenheiro eletricista.