Palestra aborda a importância da pesquisa científica no Direito

No dia 11 de setembro, o Auditório do Unilavras recebeu a palestra “A pesquisa científica no Direito”, ministrada pelo Prof. Dr. Sthéfano Bruno Santos Divino, que destacou a relevância da pesquisa para a prática jurídica e a construção de conhecimento na área. O evento, que ocorreu das 18h45 às 20h25, reuniu alunos interessados em aprimorar suas habilidades de investigação acadêmica e jurídica.

O professor enfatizou a importância da escolha adequada da área de pesquisa e o uso do método científico como base para a produção de conhecimento no Direito. Ele destacou dois tipos de pesquisa: empírica, que envolve a observação de dados reais, e teórica, voltada para a análise de conceitos e teorias. Além disso, reforçou a necessidade de utilizar fontes confiáveis, mencionando a Biblioteca Virtual do Unilavras como uma excelente ferramenta de apoio.

Um ponto central da palestra foi a delimitação de temas, com o professor ressaltando que a ciência deve ser replicável e fundamentada. O docente também destacou a importância de uma boa fundamentação para dar suporte às argumentações jurídicas. Ele ainda fez um alerta sobre o uso de Inteligência Artificial, lembrando que, apesar de ser útil para revisões, não é considerada uma fonte confiável para a pesquisa acadêmica.

A palestra ofereceu aos participantes uma visão ampla sobre a importância da pesquisa científica no Direito, reforçando que o trabalho investigativo é essencial não apenas na formação acadêmica, mas também na prática profissional dos futuros juristas.