Professora Andréa Cabral Rios, do curso de Psicologia, conquista título de doutora

A professora Andréa Cabral Rios, integrante do corpo docente do curso de Psicologia do Unilavras, é a mais nova doutora do curso. No dia 30 de setembro de 2024, ela defendeu sua tese de doutorado no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), aprofundando-se em uma análise crítica sobre as políticas públicas de drogas no Brasil.

Intitulada “Políticas públicas sobre drogas: discursos, posições de sujeito e efeitos de poder nas estratégias de intervenção brasileiras”, a tese teve como objetivo analisar os discursos que constituem as políticas públicas sobre drogas no Brasil, focando nas estratégias de atenção e nos efeitos de poder que produzem sujeitos e verdades em saúde mental. A tese foi orientada pela Profa. Dra. Juliana Perucchi, da UFJF, com co-orientação do Prof. Dr. Marcelo Dalla Vecchia, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

A banca examinadora, que avaliou presencialmente a defesa da professora Andréa, foi composta pelo vice-reitor da UFJF, Prof. Dr. Telmo Ronzani, e pelos professores Dr. Marcos Roberto Vieira Garcia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Dr. Ricardo Bezerra Cavalcanti, também da UFJF. A defesa contou ainda com a participação, de forma remota, da Profa. Dra. Daiana Paula Milani Baroni, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

O curso de Psicologia do Unilavras e toda a comunidade acadêmica celebram essa conquista da professora Andréa. O título de doutora reforça o compromisso do Unilavras em oferecer aos seus alunos uma educação de excelência, orientada por profissionais altamente qualificados e com engajamento em pesquisas de impacto.



WhatsApp