Unilavras sedia Casamento Comunitário em parceria com TJMG e DPMG

O Centro Universitário de Lavras recebeu, no dia 15 de maio, o 1º Mutirão de Conversão de União Estável em Casamento, realizado no auditório da instituição. Organizado pelo Curso de Direito do Unilavras em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o evento formalizou, de forma gratuita, a união civil de 19 casais em situação de vulnerabilidade social (pessoas que não tinham condições de arcar com os custos e trâmites do matrimônio).

A cerimônia aconteceu no Dia Internacional da Família e reuniu casais com histórias distintas. A formalização por meio da conversão da união estável em casamento civil amplia a segurança jurídica dos beneficiados e facilita o acesso a direitos de natureza previdenciária, sucessória e civil, dispensando a necessidade de outros documentos para comprovar a união.

Os estudantes do Unilavras participaram diretamente da execução do evento. O Curso de Arquitetura e Urbanismo ficou responsável pela decoração do auditório. O Curso de Estética e Cosmética realizou a maquiagem das noivas no dia da cerimônia e, na véspera, ofereceu atendimentos de massagem e revitalização de pele. Por sua vez, o Curso de Direito coordenou a articulação institucional com os parceiros jurídicos, aproximando os acadêmicos de situações reais envolvendo acesso à justiça e direito de família.

A solenidade contou com a participação do juiz de paz Aloísio Santos Penoni, da coordenadora local da DPMG, Tífanie Avellar Carvalho, e da juíza Patrícia Narciso Alvarenga, coordenadora do Cejusc e titular do Juizado Especial. A defensora pública-geral foi representada pela assessora institucional Mariana do Espírito Santo Costa Pires.

A música ficou a cargo da Orquestra da Faculdade Adventista de Minas Gerais. Além do Unilavras, integraram a rede de parceiros do mutirão o 1º Ofício de Registro Civil, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Fadminas, a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG) e a Lefery Gourmet. A iniciativa foi coordenada pela unidade de Lavras da DPMG com apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC).



WhatsApp