22 jun Curso de Administração realiza Feira de Inovação com foco em energias sustentáveis
No dia 18 de junho, aconteceu a Feira de Inovação 2026, promovida pelos estudantes do curso de Administração. Com o tema “Criando soluções para um planeta mais inteligente”, a edição deste ano teve como foco o desenvolvimento de propostas voltadas às energias sustentáveis e aos desafios da crise energética.
A atividade faz parte das disciplinas Práticas Integradas – Experiência em Inovação, conduzidas pelos professores Thales Marden e Ana Rosa de Sousa. Ao longo do módulo, os estudantes foram convidados a identificar demandas da comunidade, estruturar projetos, criar produtos e apresentar soluções com potencial de aplicação prática. Durante a Feira, visitantes conheceram os estandes, conversaram com os grupos e participaram da avaliação das propostas.
Entre as propostas apresentadas, os grupos foram avaliados pelos visitantes a partir de critérios definidos pelos professores, considerando aspectos como criatividade, viabilidade, relação com o tema e potencial de impacto para a comunidade. Ao final da programação, foi anunciada a iniciativa que mais se destacou na edição deste ano.
O primeiro lugar ficou com a empresa simulada Hydrodea, criada pelos estudantes Amanda Costa, Anna Caroline de Paiva, Devanir dos Santos Inácio, Eduarda Miranda Braulio e Eliana Lopes. O grupo apresentou uma micro-hidrelétrica com painel inteligente, pensada para gerar energia elétrica a partir da força da água e atender residências rurais.
A proposta une geração de energia limpa e monitoramento do consumo. Por meio de um sistema automatizado, o painel identifica o uso da energia e prioriza equipamentos considerados necessários, contribuindo para mais segurança e sustentabilidade nas propriedades atendidas.
Para os integrantes da Hydrodea, a conquista foi resultado do comprometimento coletivo durante todas as etapas do projeto. “Fomos premiados como vencedores, reforçando a importância do trabalho em equipe, que foi essencial do início ao fim. Foi uma experiência marcante de aprendizado e reconhecimento”, relataram os estudantes.
A Feira de Inovação reafirma, assim, seu papel como um importante espaço de aprendizagem, experimentação e protagonismo estudantil, preparando os futuros administradores para atuarem de forma criativa, estratégica e comprometida com a construção de soluções para os desafios contemporâneos.