Formandos da primeira turma de Arquitetura apresentam projetos para a cidade

Projetos são totalmente viáveis e refletem o compromisso social dos estudantes para com a cidade

fotos-defesaA última semana (28/11 a 02/12), foi marcada por momentos históricos para o Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS). Ocorreram as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) dos formandos da primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição. Os trabalhos foram apresentados em forma de projetos reais que poderão ser implementados no município ou na região.

De acordo com o coordenador do curso, prof. Rodolfo Rosa Alvarenga, o foco social é marcante na apresentação dos trabalhos, por ser uma filosofia de vida para quem se envolve com a arquitetura. Segundo ele, “o arquiteto tem o imenso poder de interferir na qualidade de vida das pessoas, e ao longo do curso, o corpo docente foca em despertar este olhar para a cidade”.

Diferencial UNILAVRAS

Prof. Rodolfo reforça a importância de um curso comprometido com a formação técnica e humanista dos estudantes: “o diferencial do curso de arquitetura do UNILAVRAS é justamente a nossa identidade, a proximidade que temos dos alunos e a vontade de formar os melhores. Este é um curso compromissado em formar pessoas e não em distribuir diplomas. Esperamos ver nascer excelentes projetos à nossa volta, frutos de profissionais dedicados, éticos, preocupados com as demandas da cidade e com as premissas dos seus clientes”, disse.

Com relação ao envolvimento dos alunos com os projetos, o coordenador destacou o orgulho e a emoção que nasce com as apresentações. “Apesar de nos emocionarmos com tamanha dedicação e envolvimento dos formando com os trabalhos, é exatamente isso o que esperamos deles. Nos emocionamos porque vemos uma jornada árdua dando certo no final. A felicidade de concluir um trabalho deste porte, com tantos detalhes é o que nos motiva a ser ainda melhores com os próximos”.

Projetos factíveis

Sobre a possibilidade dos projetos desenvolvidos pelos alunos se tornarem realidade, Rodolfo informou que em sua grande maioria são trabalhos viáveis, que poderiam ser implantados em Lavras e região, além de servir como exemplo para disseminação destes conceitos em outros lugares. “Vimos muitos projetos sociais, urbanos, que com parcerias público-privada, certamente se concretizariam”, afirmou.

E a instituição também se mobiliza com relação a esses trabalhos. Segundo Rodolfo, há um plano para impulsionar os projetos, incentivando possíveis parcerias para torná-los realidade: “estamos planejando formatar um arquivo, contendo todos os projetos corrigidos após apreciação da banca, para entregar no início de 2017 à nova gestão da Prefeitura Municipal de Lavras. Quem sabe saímos do papel e nos aproximamos ainda mais da população, que ainda vai ouvir falar muito do curso de Arquitetura do UNILAVRAS”, finalizou o prof. Rodolfo.

Projetos apresentados

Título: Entre os mundos Real e Virtual: Mediateca Municipal de Lavras
Aluno (a): Emanuelly Lara Sacramento
Orientador: Profa. Marisa Pereira
Resumo: O projeto apresenta uma proposta de criação de uma Mediateca para abrigar acervos digitais de conteúdos variados.

Título: Design Universal: Transformar Lugares para se ter uma cidade mais acessível
Aluno (a): Stella Carvalho de Souza
Orientador (a): Professora Marisa Pereira; Professora Ana Paula Oliveira
Resumo: O projeto apresenta um amplo estudo na Av. JK, de Lavras, propondo grandes mudanças visando a contribuir para melhorar o tráfego de veículos, acessibilidade para deficientes, e segurança para pedestres.

Título: PADMA: Uma Nova Perspectiva de Conforto Térmico Urbano
Aluno (a): Amanda Burgarelli Teixeira
Orientador (a): Profa. Tatiana Leal
Resumo: O projeto trata do estudo do conforto térmico na Rua Dr. Francisco Sales, seguindo com revitalizações de praças e adequações arquitetônicas, visando a adequações térmicas em todo o perímetro.

Título: Praça da Música – um agradável espaço de convivência para Perdões (MG).
Aluno (a): Pedro Henrique Botelho
Orientador (a): Prof. Rodolfo Alvarenga
Resumo: No seu projeto de revitalização da praça, Pedro, que cresceu nas imediações, uniu teoria e prática e valorizou o histórico da cidade e da música. Trabalhou o conceito acupuntura urbana na musicalidade, que basicamente cria ideias que trazem benefícios para a sociedade. Além disso, o aluno trabalhou o projeto arquitetônico com formas e objetos que remetem ao nome e a história, tanto da praça, quanto da cidade.

Título: Vivendo com Dignidade na Melhor Idade
Aluno (a): Nayara Camila Andrade
Orientador (a): Prof. Rodolfo Alvarenga
Resumo: O trabalho apresenta a construção de uma área de convivência para idosos, com estruturas modernas que promovem a socialização e a integração com as pessoas, visitantes e, é claro, entre os residentes. No projeto, os moradores contam com uma série de recursos que vão promover a inclusão e a felicidade. O conceito trabalhado foi o circo, onde a aluna buscou cores, sensações e todos os recursos existentes no circo, exatamente para complementar o seu objetivo de proporcionar bem estar, reforço da alegria de viver e a melhoria no cotidiano dos vovôs e das vovós.

Título: Moradia Estudantil sob a ótica sustentável: uma proposta para Lavras MG
Aluno (a): Sarah Carvalho Corrêa
Orientador (a): Prof. Rodolfo Alvarenga
Resumo: No estudo de Sarah, a proposta é a construção de um Alojamento Estudantil coletivo, tendo em vista o fato de Lavras possuir um expressivo número de estudantes, das várias Universidades e faculdades existentes. O projeto é sustentável, possui recursos que otimizam espaços e valoriza a utilização de fontes alternativas de energia, como a solar.

Título: Mercado Municipal de Lavras: a Construção de uma Nova Realidade
Aluno (a): Marfisa Alves de Souza Melo
Orientador (a): Prof. Giovani Teixeira
Resumo: Trata-se de um projeto arquitetônico desenvolvido para possibilitar melhorias no local e priorizar a funcionalidade, a acessibilidade e a integração entre os ambientes. O projeto é arrojado e possui características do estilo contemporâneo, desenvolvido sob o conceito de blocos/caixas, remetendo às tradicionais caixas de madeira utilizadas para transportar alimentos que são comercializados no mercado. Marfisa se preocupou, em seu trabalho, em valorizar uma grande variedade de detalhes que vão favorecer todo o funcionamento e a integração com a cidade de Lavras, que vive constante crescimento.

Título: CAPS II: Ações Catalisadoras para a Cura
Aluno (a): Thiago Paiva Avelar
Orientador (a): Prof. Giovani Teixeira
Resumo: Na proposta de Thiago, uma união de forças da arquitetura, da medicina e da psicologia, com a construção de uma imponente e aconchegante estrutura para tratamento de pessoas portadoras de doenças mentais e distúrbios psicológicos, como uma proposta de um novo CAPS, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os pacientes que fazem uso do local. A apresentação foi encerrada com um tour virtual, por meio de um vídeo, mostrando todos os ambientes que fazem parte da estrutura.

Título: No olho da Rua: Centro de Apoio e Acolhimento
Aluno (a): Bryan Anderson Souza
Orientador (a): Profa. Tatiana Leal
Resumo: O projeto de Thiago realiza inclusão social e o conceito trabalhado foi a “vida em família”, para trazer de volta aos moradores de rua, o prazer de viver e morar em família, recuperando a sua alegria de viver. Todo o projeto arquitetônico remete aos ambientes como vilas, bairros e comunidades, exatamente para cumprir esse objetivo.

Título: Revitalização da SELT: um espaço para a promoção do convívio social
Aluno (a): Giovanne Fernandes de Carvalho
Orientador (a): Prof. Giovani Teixeira
Resumo: O projeto dá vida ao local e aprimora estruturas para prática de outros esportes que até então não existe, como dança, artes marciais, academia, entre outros.

Título: MOBI – Uma nova identidade visual para Lavras
Aluno (a): Luanna de Oliveira Martins
Orientador (a): Prof. Giovani Teixeira
Resumo: Em seu projeto, Luanna apresenta a ideia de criar novos mobiliários urbanos para Lavras, contribuindo positivamente para a melhoria da imagem da cidade. Além disso, o projeto resgata o conceito de “Terra dos Ipês e das Escolas”, com cores e elementos nos mobiliários, para este fim, além de incentivar o plantio de Ipês.

Título: Mobilidade Urbana: a bicicleta como meio de transporte
Aluno (a): Danielle Francine Pereira
Orientador (a): Profa. Tatiana Leal
Resumo: O projeto prevê toda a estrutura para a criação da ciclovia, bem como os recursos de sinalização e de apoio, como bebedouros, bicicletários, implantação de paisagismo, etc.

Título: Nova sede para o Lar Esperança é vida: uma contribuição arquitetônica para a cura
Aluno (a): Breno Ávila Chaves
Orientador (a): Prof. Rodolfo Alvarenga
Resumo: O projeto é arrojado e possui uma estrutura arrojada que possibilita total apoio para os pacientes que por lá estiverem. Mais um trabalho que vem a contribuir com a saúde e ao bem estar da sociedade.

Título: Arquitetura e o CAPS: Auxílio no tratamento da saúde mental através do ambiente construído
Aluno (a): Franciele Silva Carvalho
Orientador (a): Profa. Marisa Pereira

Título: Arquitetura Escolar Acessível: em busca de uma escola plural
Aluno (a): Ludmilla Silva Tome
Orientador (a): Profa. Marisa Pereira
Resumo: A proposta é a construção de uma escola completamente acessível para crianças portadoras de deficiência visual, com estrutura física para a inclusão.

Título: Efeitos Positivos Gerados pelos Parques Urbanos: Proposta de preservação ambiental e revitalização do espaço
Aluno (a): Ana Carolina Ribeiro
Orientador (a): Profa. Tatiana Leal
Resumo: O projeto visa a criar em um espaço que é atualmente inutilizado, um ambiente de lazer e preservação ambiental: o “Parque Vale das Águas”.

Título: Parque Linear – uma solução para as ‘cicatrizes’ urbanas
Aluno (a): Regina Célia Boatto
Orientador (a): Profa. Tatiana Leal
Resumo: Em seu trabalho, Regina propõe a criação de um parque linear, acompanhando linhas férreas que perpassam por Lavras, e neste parque, construir ciclovias, passarelas, paisagismo, arte em grafite nos muros, etc.

Título: Aplicação do Desenho Paramétrico: Conservatório Musical de Lavras
Aluno (a): Marcela Pinheiro Costa Carvalho
Orientador (a): Prof. Giovani Teixeira
Resumo: O projeto consiste na construção de um Conservatório Musical, como um espaço de convivência e articulação para o aprendizado da música e incentivo à cultura. O conceito utilizado foi inspirado na forma de um pássaro, que será representado do projeto por meio da técnica arquitetônica de Desenho Paramétrico.



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