Congresso de Enfermagem abordou cuidados com pacientes oncológicos

O V Congresso de Enfermagem do Unilavras, ocorrido entre os dias 11 e 13 de novembro de 2020, trouxe como tema principal “O cuidado de enfermagem ao paciente oncológico”. Diversos alunos, e demais interessados pelo assunto, puderam participar das palestras virtuais e apresentar seus trabalhos científicos no Fórum Científico. Assim, o primeiro dia do evento foi dedicado às apresentações técnicas e acadêmicas.

Já o segundo dia do Congresso de Enfermagem trouxe duas palestrantes para falar sobre questões que envolvem o atendimento de mulheres e crianças em tratamento contra o câncer. Marislei Sanches Panobianco compartilhou suas experiências na área da saúde pública com a palestra “Atuação do enfermeiro na assistência à mulher em situação oncológica”. Com uma ótica espiritual e voltada para as famílias, Willyane de Andrade Alvarenga trouxe um debate sobre a importância da “Espiritualidade na Família e na criança com câncer”.

Além disso, o manejo de fármacos e sua aplicação em pacientes oncológicos também foi destaque no evento. Em sua palestra “Atuação do enfermeiro na administração de quimioterápicos e assistência a pacientes oncológicos”, Paula Saud de Bortoli, buscou sintetizar alguns pontos de importância e relevância para atuação o profissional da enfermagem. Assim também, Fernanda Tuoto compartilhou seus conhecimentos com o público com a palestra “Atuação da enfermagem no modelo Hospice de Cuidados Paliativos”. Ao final do evento, o Fórum Científico premiou os melhores artigos apresentados.