Redes sociais empresariais: motivos para não ficar de fora

Por Ana Rosa de Sousa, professora do curso de Administração do Unilavras

 

Você já acessou suas redes sociais hoje? Quantas curtidas, visualizações de vídeos e comentários você fez só na parte da manhã? Acordamos e dormimos ao lado dos nossos smartphones e os “cliques” já fazem parte dos nossos hábitos diários. Usamos as redes sociais para nos comunicar com nossos familiares e amigos, mas também as usamos para conhecer lugares, tirar dúvidas sobre inúmeros assuntos, distrair, fazer pesquisas sobre produtos e serviços, e para COMPRAR!

E essa não é mais uma realidade apenas dos jovens. As redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas de todas as idades, classes sociais, crenças. As redes sociais ultrapassavam todas as barreiras e nos apresentam a uma multiplicidade de possibilidades. Dessa forma, fica a pergunta: por que não fazer parte deste mundo? Estar ou não nas redes sociais ultrapassa o limite do “será que vale a pena?”.

Para entender um pouquinho esse mundo vamos avaliar algumas das principais vantagens de inserir sua empresa nas redes sociais. #partiu?

 

Conhecer melhor o consumidor

Ouvir o consumidor significa vender mais. Por quê? Ouvindo seu consumidor você entregará a ele um produto ou serviço mais adequado às suas expectativas, necessidades e desejos.

Através dos posts, comentários, curtidas e visualizações dos consumidores podemos conhecê-lo um pouco mais. Assim, conseguimos entender o que eles consideram importante para suas vidas, o que querem conhecer e aprender. Assim também é possível compreender quais são as personalidades que eles seguem – e o que estas pessoas representam -, o que estão interessadas em comprar, o que querem saber sobre um determinado assunto e muitas outras informações importantes sobre elas.

Veja bem, não queremos entendê-las de forma individual e sim as características semelhantes entre nossos consumidores. Além de conhecer melhor nossos consumidores, também podemos aprender sobre nossos potenciais clientes.

 

As pessoas é que dão vida aos negócios

 

E as pessoas não querem mais receber das empresas produtos e serviços “vazios”. Elas esperam que cada um dos produtos ou serviços adquiridos seja um composto de benefícios e vantagens que superem suas expectativas.

João Apolinário, CEO da Polishop em uma de suas palestras ressaltou que o sucesso de sua empresa está em entregar benefício, para ele: “produto tem preço, benefício tem valor”. E a melhor forma de oferecer benefício é conhecendo os clientes e potenciais clientes.

 

As redes sociais são um ótimo de canal de vendas

Vivemos na Era da Transformação Digital e precisamos nos transformar também! Dessa forma, temos que atender nossos clientes onde estiverem, e as redes sociais nos permite novas formas de vender. Neste novo ambiente de vendas você deve investir em conteúdo.

Não perca tempo nas redes sociais apresentando seu produto ou serviço. Você vende benefícios, lembra?? Então, se você tem um petshop não perca tempo falando que a ração que você vende tem um preço melhor, fale sobre a importância de uma nutrição balanceada para os pets. Se você tem uma loja de roupas feminina, demonstre como suas peças valorizam os looks e aumentam a autoestima de suas clientes.

Enfim, transforme o benefício que você vende em conteúdos relevantes para seus clientes. Assim, eles serão atraídos para o site ou para o perfil da sua empresa no Instagram, Facebook ou Twitter porque se sentem à vontade e têm interesse no que sua empresa está falando.

 

As redes sociais são um termômetro

Quando você investe em colocar sua empresa nas principais redes sociais você estará investindo em instrumentos de medidas. Assim, você terá em suas mãos inúmeras maneiras de mensurar seus esforços de divulgação, poderá acompanhar o número de visitantes, quantos foram prospectados e se tornaram seus clientes, além de outras ferramentas que farão com que seus recursos sejam melhores empregados.

Mas, é preciso planejamento, acompanhamento e controle das redes. Não se iluda achando que apenas criar um perfil fará da sua empresa uma líder em vendas. As redes sociais só colocam sua empresa em uma boa posição de mercado se forem parte da rotina da sua empresa, exige dedicação.

Enfim, o fato é que as redes sociais estão à nossa disposição e de nossos negócios, sejam empresas tradicionais ou startups, de varejo ou de serviços, pequenas, médias ou grandes. Não importa “quem é sua empresa”, o que importa é como ela tem reagido às transformações cada dia mais aceleradas do mercado.

 

Uma boa gestão das redes sociais pode alavancar seu negócio! Para isso é preciso conhecimento de mercado. Conheça o curso de Administração do Unilavras e seja especialista no assunto!