13 nov
Menção Honrosa no XVIII Seminário de Iniciação Científica
O XVIII Seminário de Iniciação Científica do Unilavras reafirmou o compromisso da Instituição com o incentivo à pesquisa e à produção científica. Realizado entre os dias 23, 24 e 25 de setembro de 2025, pelo Microsoft Teams, o evento contou com a apresentação de 98 trabalhos e a participação de estudantes, orientadores e avaliadores internos e externos ao Centro Universitário.
Promovido anualmente pelo Setor de Pesquisa, o Seminário tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos científicos desenvolvidos no Unilavras, fortalecendo a ciência e impactando vidas por meio do conhecimento produzido. Neste ano, 13 menções honrosas foram concedidas a 11 estudantes — dois deles premiados em duas categorias — das áreas de Direito, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Psicologia e Administração. As menções reconhecem os melhores trabalhos nas categorias Pesquisa, Caso Clínico, Estudo de Caso e Revisão de Literatura ou Sistemática.
Durante o evento, cada apresentação foi avaliada por dois profissionais da área, com titulação mínima de mestrado, que analisaram critérios como domínio do tema, originalidade, clareza, impacto potencial e organização do resumo, com pontuação máxima de 5 pontos por item, todos os trabalhos que alcançaram as maiores notas em suas categorias foram premiados, em reconhecimento à excelência e dedicação dos estudantes.
A cerimônia de entrega das Menções Honrosas ocorreu no dia 6 de novembro, na Sala de Metodologias Ativas, reunindo alunos e professores em um momento de celebração. Além do certificado, os estudantes receberam como lembrança o livro “O Poder da Autorresponsabilidade”, de Paulo Vieira, como símbolo de incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional. Para a Prof.ª Dra. Anirene Galvão Tavares Pereira Ito, coordenadora do Setor de Pesquisa do Unilavras, “Cada trabalho apresentado representa o esforço coletivo de alunos e orientadores que acreditam na ciência como caminho para transformar realidades. Reconhecer esses talentos é uma forma de valorizar a pesquisa e inspirar novos pesquisadores dentro e fora da instituição.”
A lista completa dos estudantes premiados com Menção Honrosa está disponível aqui.