Alunos do UNILAVRAS constroem maquete de estação de tratamento de efluentes

Os alunos Aline, Caio, Fellipe, Francielly, Giancarlo, Gilmar, Jonathas, Marcelo, Nayane, Paulo Henrique e Renato Pires do 8º período do curso de Engenharia Civil do UNILAVRAS, construíram uma maquete para representar uma estação de tratamento de efluentes sanitários. O trabalho foi realizado para disciplina de Saneamento II, ministrada pelo Prof. Lucas de Paula F. Souza, na qual aborda os assuntos relacionados com a área de tratamento de efluentes líquidos. De acordo com o Professor da disciplina, a maquete representa os diversos tipos de tratamento de esgoto, sendo eles preliminar, primário, secundário e terciário, contando ainda com dois sistemas de bombeamento para recirculação da água e iluminação do tipo ultra violeta para esterilização de microorganismos na fase terciária de tratamento do esgoto.

A maquete representa de certa forma a unidade da COPASA de tratamento de esgoto gerado por uma parte da cidade de Lavras, localizada na Estrada do Madeira que liga Lavras a Ribeirão Vermelho, visitada recentemente pelos alunos e professor. Os construtores da maquete, não satisfeitos apenas com a área de saneamento, construíram também na mesma plataforma, edificações, muro de contenção de concreto armado, pavimentação asfáltica, sinalização, taludes gramados, paisagismo, lagoa com chafariz “oxigenação da água” e até um curso d’água com peixes naturais.

Quem quiser conhecer esse trabalho, ele está exposto no hall de entrada do UNILAVRAS, ao lado do centro de Atendimento ao Aluno.

Confira as fotos: