Investimento
Certificado

Congresso de Pedagogia . Edição 2019

Credenciamento
26/10 • Sábado • 08h00
Entrada do Auditório 01

26/10 - Sábado
09h00 Cerimonial de abertura
Local: Auditório II
09h00 Cerimonial de abertura - Apresentação Musical
Artista: Prof. Dr. Victor Henrique de Resende
Músico (performance em voz e violão), Doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, Graduado em História e Mestre em História (História e Música) pela Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior na área de História Geral e do Brasil, Antropologia, Filosofia Geral e Jurídica, História da Música, História da Arte, História Cultural (música popular), História da Arte, História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, Filosofia da Arte e Estética, Metodologia Científica, Antropologia, Filosofia geral e Jurídica, Filosofia da Educação, Bases Epistemológicas da Psicologia, Ensino de Música (violão e teoria musical), Artes, Musicalização infantil. Atualmente é professor dos Cursos de Arquitetura, Direito, Psicologia, Marketing e Pedagogia do UNILAVRAS.
Local: Auditório I
09h30 Palestra: A favor da educação, da escola e do(a) professor(a)
Palestrante: Écio Antônio Portes
Mini currículo: Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Realizou estágio Pós-doutoral no CIID - Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal (2011) e no OVE - Observatório da Vida Estudantil da UFBA (2011). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área da Educação como professor, pesquisador e gestor educacional. Atuou como docente em cursos de graduação, principalmente de Pedagogia, e também do Mestrado em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei. Foi chefe do Departamento de Ciências da Educação (DECED); Coordenador e vice-coordenador do Mestrado em Educação; Pró-Reitor de Ensino de Graduação e Membro do Conselho Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei. Foi Vice-coordenador do GT 14 - Sociologia da Educação da Anped (2006-2009); Parecerista ad hoc do GT 14-Sociologia da Educação da Anped (2006-2011). Realiza pesquisas com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, estratégias escolares, estratégias sociais, negros e estudantes pobres e práticas de escolarização de famílias rurais.
Local: Auditório I
13h30 Palestra: Professor alfabetizador: sua importância e os desafios nos dias atuais
Palestrante: Marília Neto Kappel
Mini currículo: Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019); Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (2010); Pós-graduada em Gestão e Políticas Públicas (2007) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Possui experiência como professora, tutora e pesquisadora na área da Educação. Atua como professora dos anos iniciais de Ensino Fundamental na rede pública municipal da cidade de Juiz de Fora. Atuou como tutora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora pela Universidade Aberta do Brasil (2015,2017,2018). Pesquisadora da área de História da Educação. Tem experiência nos seguintes temas: Formação de professores, Educação e imprensa, produção do conhecimento, intelectuais e educação, Filosofia da Educação, Educação Brasileira: Legislação e Sistema, Planejamento da Educação: Sistema e Unidades Escolares.
Local: Auditório I
14h30 Palestra: A presença de estudantes pobres e negros na Universidade brasileira
Palestrante: Luiz Fernando Oliveira
Mini currículo: Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Graduado em Filosofia, também pela Universidade Federal de São del-Rei, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. Graduação em Pedagogia, na modalidade Licenciatura, pela Faculdade Alfa América. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus IX - Nepomuceno. Atua na Educação Básica nas áreas de Filosofia e Sociologia, na Educação Superior, em Filosofia da Tecnologia e Introdução à Sociologia. Como pesquisador investiga, principalmente, o problema das desigualdades sócio-escolares no campo da Sociologia da Educação.
Local: Auditório I
15h30 Palestra: A docência na promoção e proteção da saúde na escola
Palestrante: Rosyan Carvalho Andrade
Mini currículo: Mestra em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública, Especialista em Enfermagem no Cuidado Intensivo Neonatal e Pediátrico, na linha de assistência à saúde da criança e do adolescente e Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Possui experiência docente no Ensino Superior nos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia e Pedagogia do Centro Universitário de Lavras (Unilavras). Realiza pesquisas na área de saúde da criança e do adolescente.
Local: Auditório I

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

extensão@unilavras.edu.br
35 3694 8141

Como chegar?