Investimento
Certificado

Congresso de Pedagogia

Credenciamento
24/11 • Sábado • 8h00
Entrada do Auditório 01

24/11 - Sábado
9h00 Cerimônia de abertura
Local: Auditório I
9h00 Palestra: Os desafios da escola na implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Palestrante: Prof. Dr. Teodoro Adriano Costa Zanardi (PUC/MG)
Mini currículo: Possui Graduação em Direito (1999) e Mestrado em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), Doutorado em Educação (Currículo) pela PUC São Paulo (2009) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Colônia (Alemanha) (2012). Professor Adjunto IV do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Atuou como consultor da UNESCO na implantação da Educação Integral na Rede Estadual de Minas Gerais. Tem experiência e desenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase no campo do currículo, educação integral, ensino médio e pedagogia freireana. É comentarista semanal da Rádio CBN - BH como colunista do quadro "Escola da Vida". Possui vários trabalhos, artigos e livros publicados. Entre eles, o livro “Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas” (2018) em coautoria com Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury.
Local: Auditório I
13h30 às 17h00 Mesa Coordenada: Atuação do pedagogo em espaços educativos escolares e não escolares
Palestra: A articulação Estado e Escola: a atuação pedagógica do Analista Educacional
Palestrante: Profª Ma Alessandra Aparecida de Carvalho (SRE-São João del-Rei)
Mini currículo: Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Especialista em Práticas de Letramento e Alfabetização pelo NEAD/ UFSJ. É Pedagoga pela UFSJ e, atualmente, trabalha como Analista Educacional/ Pedagoga pela Secretaria de Estado de Educação/MG, em exercício na Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei. Atua como Tutora do curso de Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização pelo Núcleo de Educação a Distância da UFSJ e é Professora do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN. Desenvolve pesquisas na área de sociologia da educação sobre os temas educação rural e processos de ensino-aprendizagem.
Local: Auditório I
Palestra: A atuação do pedagogo no ambiente hospitalar: contribuições para o processo de habilitação e reabilitação visual de pacientes com baixa visão
Palestrante: Profª Ma Alessandra dos Santos Vale (Hospital das Clínicas da UFMG)
Mini currículo: Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ. Especialista em Educação Corporativa pela Universidade Gama Filho. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del-Rei, com habilitação em docência na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental e gestão pedagógica. Atuou como Analista Educacional da Superintendência Regional de Educação do Estado de Minas Gerais (SRE). Atualmente é pedagoga dos serviços de Baixa Visão Infantil e Visão Subnormal do Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte.
Local: Auditório I
Palestra: As pedagogas na Educação Infantil: O que fazemos aqui? Lugar comum ou espaço para criar e refletir?
Palestrante: Profª Ma Apolliane Xavier Moreira dos Santos (Núcleo de Educação da Infância da UFLA)
Mini currículo: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2007), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Vale do Piranga (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (2010). Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Atuou como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Ipatinga (2007-2008); lecionou nos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário de Lavras (Unilavras-2010-2012) e nos cursos de Educação Física, Química e Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais (2012-2016). Atualmente é Professora do Núcleo de Educação da Infância (NEDI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Integra o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Infâncias e Educação Infantil (NEPI).
Local: Auditório I
Palestra: A educação como ferramenta ressocializadora: o trabalho pedagógico dentro de presídios
Palestrante: Profª Rosimar Rodrigues Alves de Lima (Núcleo de Ensino e Profissionalização do Presídio de Lavras)
Mini currículo: Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera, com habilitação em docência na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental e gestão pedagógica. Atuou na Prefeitura Municipal de Lavras como professora da EJA, séries finais do ensino fundamental e no CRAS/Lavras como pedagoga na área da assistência social, cuidando de crianças vulneráveis. Atualmente é Analista Executiva da Secretaria de Administração Prisional, Coordenadora do Núcleo de Ensino e Profissionalização do Presídio de Lavras.
Local: Auditório I
Palestra: As possibilidades de atuação do Pedagogo Militar
Palestrante: Profª Ma Franciele Daiane Rodrigues Resende (Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR)
Mini currículo: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2014). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (2016). Desenvolve pesquisa na área de Sociologia da Educação, com enfoque nos temas que dizem respeito à permanência e à evasão no Ensino Superior, trabalhando principalmente com a pesquisa etnográfica. Tem experiência na área de Educação, atuando como monitora na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE, 2010-2013), estagiária com função de professora Apoio em uma escola privada (2013) e professora na Educação Infantil, em uma escola Salesiana (2016). Atuou como estagiária na disciplina de Sociologia da Educação I, na UFSJ, realizando algumas aulas. Ofereceu uma disciplina, de forma especial, de Sociologia da Educação I, atuando como professora voluntária na UFSJ. Atualmente atua na área militar: é Tenente Pedagoga na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), desenvolvendo trabalhos como: participar da atualização da Plano de Avaliação do Curso Preparatório de Cadetes do AR; assessor pedagogicamente as demandas do Corpo de Alunos; participar, planejar e acompanhar as Semanas Militares e Exercícios de Campanha dos 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio, além do Estágio de Adaptação Militar; gerenciar com os Coordenadores de Disciplina do Campo Militar a confecção do Plano de Unidade Didática (PUD) e realizar análise pedagógica dos Planos de Trabalho Escolar (PTE); elaborar as mudanças no Currículo Mínimo, bem como a atualização do Quadro Geral de disciplinas do Campo Militar; elaborar, divulgar e acompanhar a Programação Trimestral das instruções. Também orienta os instrutores na elaboração das avaliações dentro do Campo Militar e analisa o rendimento dos alunos.
Local: Auditório I

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

extensã[email protected]
35 3694 8141

Como chegar?