Alunos desenvolveram cartilhas sobre Fisioterapia Esportiva

Durante uma das disciplinas do curso de Fisioterapia do Unilavras, os alunos desenvolveram cartilhas direcionadas aos praticantes de atividades físicas, como handebol, futebol, natação, vôlei e basquete. Diversos atletas, iniciantes na maioria das vezes, sofrem lesões nos músculos e articulações devido à falta de fortalecimento de áreas importantes do corpo. Assim, os materiais produzidos pelos alunos poderão contribuir para o preparo e treino dos esportistas de toda a região.

De acordo com a professora Alessandra de Castro, responsável pela disciplina de Fisioterapia Esportiva, as atividades envolvem diversos tipos de exercícios. São alongamentos, ganho de força muscular, assim como treino de equilíbrio e propriocepção, melhora da condição cardiovascular, e outros. “Esses exercícios que são indicados podem ser realizados pelo atleta sem a necessidade de um acompanhamento. Eles podem ser feitos tanto em casa como na quadra, ainda mais nessa época de distanciamento que estamos vivendo”, conta.

Abaixo estão listados os exercícios para cada modalidade de atividade física. Veja qual a sua, baixe o material e compartilhe com seus amigos!

Exercícios para Futebol

Exercícios para Handebol