Qual a diferença entre cursos Técnicos e Tecnólogos?

A busca por novas oportunidades no mercado, assim como cargos com maior destaque e salários mais altos, fez com que profissionais buscassem cursos de rápida formação. Os cursos técnicos e tecnólogos têm sido opções para quem quer se especializar e conseguir destaque na área desejada.

Mas, você sabia que existem diferenças entre o técnico e o tecnólogo? Continue a leitura para compreender qual é a melhor escolha para você!

Diferente das Licenciaturas e Bacharelados, que têm um prazo de conclusão de 4 a 5 anos, os cursos técnicos e tecnólogos têm duração que varia entre 1 e 3 anos.

Como é um curso Tecnólogo?

Os cursos de Tecnologia, como também são conhecidos, são graduações de rápida formação. Para quem busca se especializar ou ingressar rapidamente no mercado, os cursos Tecnólogos são uma boa pedida. São, em média, dois anos para você estar imerso no seu nicho de trabalho com a formação Tecnológica!

Os cursos de Tecnologia são classificados como Ensino Superior, sendo reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, se você tem interesse em ingressar neste tipo de modalidade, é preciso ter concluído o Ensino Médio, ok?

As aulas, na grande maioria desse tipo de graduação, são voltadas para a prática profissional desde o primeiro dia. Aqui no Unilavras, por exemplo, os alunos podem ter contato com essas atividades a partir do 1º período, por meio de projetos de extensão, aulas laboratoriais, além das visitas técnicas que são realizadas frequentemente.

Assim, é possível ampliar os horizontes com as atividades em laboratórios, clínicas e núcleos: espaços preparados para que você consiga fixar a teoria por meio de atividades mão na massa. Dessa forma, com as melhores metodologias e plataformas de ensino, aqui no Unilavras, você aprende de verdade!

O grande diferencial de quem faz um curso Tecnólogo é a possibilidade de continuar na academia com as pós-graduações scritu sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (especializações diversas). Legal, né?

Se você curtiu a ideia de fazer um Tecnólogo, que tal conhecer os cursos aqui no Unilavras? Nós temos diversas opções! Veja abaixo:

Como funcionam os cursos técnicos?

Quem deseja fazer um curso técnico pode cursá-lo ainda na escola, a partir do Ensino Médio. O conteúdo é voltado para estudantes que desejam ingressar de forma rápida no mercado de trabalho.

Os cursos Técnicos são oferecidos em três modalidades diferentes, dando ao estudante a opção de escolher em qual delas irá estudar. Mas, vale lembrar que, diferente do curso Tecnólogo, os Técnicos não são reconhecidos como graduações. Veja abaixo:

• Curso Técnico Integrado: como o próprio nome diz, o Ensino Técnico e o Ensino Médio são realizados juntamente. Assim, é necessário se inscrever em uma escola que ofereça o serviço, além de já ter concluído o Ensino Fundamental.
  • Curso Técnico Externo: Diferente do Integrado, o Técnico Externo é realizado fora das atividades do estudante no Ensino Médio. Com isso, há mais opções de escolas técnicas e horários para o estudante.
  • Curso Técnico Profissionalizante: esta modalidade é destinada aos alunos que já concluíram o Ensino Médio. Dessa forma, pode ser feito a qualquer momento, independentemente da idade do candidato.

Cursos Livres

E você que ainda está em dúvida, já imaginou participar de imersões e cursos de curta duração? Com os Cursos Livres é possível ter uma amostra de como são as graduações (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia) de forma prática.

Dessa forma, você pode experimentar e ver se aquele curso é para você! São poucas horas de duração, com a qualidade reconhecida de Instituições de Ensino espalhadas por todo o país. Aqui no Unilavras, por exemplo, você tem a chance de conhecer diversas áreas e ainda se capacitar com os Cursos Livres que oferecemos. Clique aqui e venha conhecer nossos Cursos Livres!