Ipê Challenge une empresas e estudantes em busca da inovação

Foi realizada, neste fim de semana, a 3ª edição do Ipê Challenge, um hackathon idealizado e executado pela Zim Inovação e pelo Unilavras. O evento ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Unilavras.

Um hackathon é uma maratona que reúne pessoas de diferentes áreas, em especial profissionais da tecnologia e estudantes, para trabalharem juntos na busca por soluções inovadoras para desafios específicos propostos por empresas.

Assim, o Ipê Challenge teve o objetivo de conectar empresas de Lavras e região com os universitários participantes, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Durante os três dias do evento, os participantes tiveram acesso a uma metodologia de inovação que envolve teoria e muito aprendizado prático, gerando soluções reais para os desafios das empresas.

A terceira edição contou com 120 participantes e um time de mais de 60 mentores especialistas nos temas. O evento teve a participação das empresas Minas Verde, Jeito Caseiro, Expresso Nepomuceno, Grupo SN e Alumi Esquadrias.

No evento de encerramento, o público pôde conhecer as soluções que foram desenvolvidas pelos times. A equipe vencedora foi a “Marmitas e Marmotas”, formada por alunos dos cursos de Arquitetura e Psicologia do Unilavras, e um ex-aluno de Administração.

A proposta foi para solucionar o desafio da Jeito Caseiro, que buscava manter o padrão de qualidade de seus produtos na finalização dos clientes. O grupo propôs a criação de um manual mais didático e ilustrativo para o processo. A solução foi testada convidando duas pessoas que não tinham conhecimento no preparo de alimentos e instruindo quanto ao uso do manual.

O Ipê Challenge 2023 se encerrou com sucesso, reforçando o compromisso com a inovação e a colaboração em Lavras. Com a participação de talentosos estudantes e empresas locais, o evento demonstrou que a tecnologia e a criatividade podem superar desafios empresariais. A iniciativa fortalece a conexão entre o mundo acadêmico e o empresarial, impulsionando o empreendedorismo na região.