Investimento
Certificado
24/09 - Sexta-feira
16h00 Fórum Científico
20h00 Abertura do Congresso
20h00 Palestra - Ética profissional na dispensação de medicamentos
Palestrante: Yula de lima Merola
Minicurrículo: Doutora em ciências da saúde pela faculdade de ciências médicas da universidade de campinas (UNICAMP), mestrado em saúde pela unifenas, MBA em gestão ambiental pela puc-minas, especialização em farmácia clinica pela Universidade Estácio de Sá, aperfeiçoamento pela Harvard Medical School-Principles and Practice of Clinical Research e graduação em farmácia bioquimica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É avaliadora de cursos pelo MEC basis/INEP. Presidente do conselho regional de farmácia do estado de minas gerais (2018/2019), coordenadora da divisão de assistência farmacêutica da secretaria municipal de saúde de Poços de Caldas-MG, empreendedora cívica da rede de ação política pela sustentabilidade-raps e presidente da associação Poços sustentável (APS. Diretora de vigilância em saúde (2009 a 2012). Associada da sociedade brasileira de farmácia hospitalar e recebeu os prêmios: prêmio santander universidade solidária (2015), prêmio assis chateaubriand de responsabilidade social (2007), menção honrosa- 3º benchmarking ambiental brasileiro (2005)".
25/09 - Sábado
08h00 Palestra - O efeito do coronavírus no cérebro
Palestrante: Fernanda Crunfli
Minicurrículo: Possui graduação em biomedicina (2011) e mestrado em neurociências e comportamento pelo programa de biociências aplicada à saúde pela Universidade Federal de Alfenas (2013). Doutora em ciências (fisiologia humana) pela Universidade de São Paulo (2013-2017) com período sanduíche na Universidad Francisco de Vitoria em Madrid, Espanha (2017) no laboratório de endocanabinoides e neuroinflamação. Realizou pós-doutorado com bolsa FAEPA no departamento de farmacologia pela faculdade de medicina de ribeirão preto (FMRP/USP; 2018-2019). Possui experiência na área de neurociência e neurofisiologia, investigando a participação do sistema canabinoide em doenças neurodegenerativas, especialmente na doença de alzheimer, e seus mecanismos intracelulares subjacentes. Atualmente, trabalha no laboratório de neuroproteômica (unicamp) no estudo das bases moleculares da esquizofrenia. Atua nos temas: modulação do sistema canabinoide, doenças neurodegenerativas e psiquiátricas, metabolismo neuronal e processos neuroinflamatórios. Com a pandemia da COVID-19 passou a estudar também o efeito do sars-cov-2 no sistema nervoso central, especialmente nos astrócitos.
10h00 Palestra - Produção de Vacinas
Palestrante: Ana Luiza Teixeira Silva
Minicurrículo: Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2009). Mestrado (Parasitologia, 2013) e doutorado (Ciências, 2017) pelo Departamento de Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Durante o mestrado fui apresentada à imunologia de células T e interações parasito-hospedeiro, para avaliar a resposta imune celular de memória, frente ao parasito sanguíneo Plasmodium vivax. Durante o doutorado, ingressei nos estudos das leishmanioses. Em seguida, defendi minha tese com um projeto que foi decisivo para o desenvolvimento de novos testes diagnósticos para leishmaniose e tripanossomíase. Participei do Programa Drug Discovery/CAPES durante o pós-doutorado (2017/2018), na University of Nottingham (UK) que teve como a proposta a validação de proteínas quinases como alvos de drogas contra infecção por S. mansoni. Atualmente, na Escola Paulista de Medicina da UNIFESP explorara as propriedades estruturais da heparina que medeiam a interação entre infecções virais, incluindo SARS-CoV-2, como prova de conceito para o desenvolvimento de medicamentos antivirais baseados em heparina.
13h00 Palestra - O farmacêutico nas forças armadas
Palestrante: João Victor Laureano
Minicurrículo: Possui graduação em farmácia, mestrado e doutorado em ciências farmacêuticas pela universidade federal do rio grande do sul. Atualmente é professor titular de farmacologia, psicofarmacologia, farmácia clínica e hospitalar e neurofisiologia na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e professor referência de farmacologia da Sanar Saúde. Tenente farmacêutico no hospital Militar de área de Porto Alegre, atuando como chefe da farmácia e membro do controle de infecção hospitalar e núcleo de segurança do paciente. Foi integrante da comissão de indústria do conselho regional de farmácia do rio grande do sul no período de 2014 a 2018 e presidente da associação dos farmacêuticos do rio grande do sul (AFARGS) no período de 2016 a 2018.
15h30 Palestra - Medical Science Liaison: carreira científica na indústria farmacêutica
Palestrante: Flávia Viana Santa Cecília
Minicurrículo: Possui graduação em farmácia pela universidade federal de alfenas (UNIFAL-MG) (2008), mestrado em ciências farmacêuticas pela UNIFAL-MG (2011), na área de obtenção e avaliação da atividade biológica de insumos farmacêuticos, e doutorado em farmacologia pela faculdade de medicina de ribeirão preto da universidade de são paulo (2015), tendo realizado doutorado sanduíche (2013) no institut de cerveau et de la moelle epinière, paris, frança. Possui experiência na área de farmacologia, com ênfase em farmacologia da dor e inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos envolvidos na gênese da dor crônica, células da glia, receptores de reconhecimento padrão e avaliação farmacológica de produtos naturais e toxinas em modelos de dor e inflamação. Atualmente é pós-doutora no instituto butantan-cetics e trabalha com mecanismos epigenéticos envolvidos na dor.
17h00 Palestra - Como montar seu consultório farmacêutico?
Palestrante: Cínthia Rios
Minicurrículo: Graduada em farmácia. Especialista em farmacologia clínica, gestão em saúde e farmácia clínica. Mestre em ciências farmacêuticas - com ênfase em farmácia clínica pela universidade federal de mato grosso do sul/UFMS. Doutoranda em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. No momento é coordenadora da tutoria do projeto cuidado farmacêutico em farmácias comunitárias, membro do grupo de trabalho de educação permanente do CFF, professora de pós-graduação em farmácia clínica e prescrição farmacêutica do IBRAS e professora do curso de graduação em farmácia da UNIESP/PB. Atuou como secretaria municipal de saúde, coordenadora da atenção básica municipal e coordenadora da assistência farmacêutica em minas gerais. Na iniciativa privada foi responsável pela implantação dos consultórios farmacêuticos em rede de farmácias do estado de MS; responsável pela implantação do consultório farmacêutico autônomo em campo grande (MS). @Elocuidados.Cinthiarios

PATROCINADORES

ORGANIZAÇÃO

PATROCINADORES

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

eventos@unilavras.edu.br
35 9 8848 9459

Como chegar?