Investimento
Certificado

Congresso de Farmácia . Edição 2022

Transmissão
pelo Teams

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
29/09 - Quinta-feira
16h00 Apresentação de Trabalhos
19h30 Abertura do Congresso - Profª. Lidiane Orlandi
20h00 Palestra - O farmacêutico na medicina nuclear: conhecendo a radiofarmacia
Palestrante: Simone Odília Antunes Fernandes
Minicurrículo: Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Farmácia com ênfase nos seguintes temas: Modelos experimentais de diabetes e mucosite, inflamação/infecção, antibióticos radiomarcados e translocação bacteriana utilizando 99mTc-Escherichia coli, Experiência na área de Radiofarmácia, atuando principalmente na produção, controle de qualidade e desenvolvimento de novos Radiofármacos. Credenciada como orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da UFMG. Membro do Comitê Técnico Temático de Radiofármacos da Farmacopeia Brasileira. É Líder do grupo pesquisa - CNPq "Investigação de Novas Alternativas Terapêuticas e Diagnósticas em Processos Inflamatórios e Infecciosos".
30/09 - Sexta-feira
19h00 Palestra - Aventuras e desventuras com a Química Farmacêutica Medicinal: 25 anos de uma paixão profissional
Palestrante: Diogo Teixeira Carvalho
Minicurrículo: Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas com habilitação em Análises Clínicas pela mesma Instituição. Mestre em Fármacos e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da UFMG, ambos na área de Química Farmacêutica Medicinal. É professor associado III da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas e atua no ensino, em nível de graduação, junto às disciplinas Introdução a Síntese de Fármacos, Química Orgânica Medicinal e Química Farmacêutica Medicinal. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas onde leciona as disciplinas "Química Medicinal de Agentes Anti-Infecciosos", "Métodos de Identificação de Compostos Orgânicos" e "Síntese de Fármacos". É responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Química Farmacêutica (LQFar), orientando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em trabalhos relacionados ao planejamento, síntese e avaliação biológica de substâncias potencialmente bioativas, em especial antibacterianos, antifúngicos e antiparasitários. Neste contexto, seu principal interesse é a síntese de substâncias heterocíclicas bioativas a partir do eugenol e substâncias correlatas.
21h00 Palestra - Novas formulações para liberação modificada de fármacos
Palestrante: André Luís Morais Ruela
Minicurrículo: Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) (2009), mestrado (2012), doutorado (2015) e pós-doutorado (2016) em Ciências Farmacêuticas pela Unifal-MG. Atuou como Professor Adjunto na Universidade Federal da Bahia (UFBA) de junho de 2016 a janeiro de 2019, onde coordenou o curso de graduação em Farmácia (2017-2019). Desde janeiro de 2019, atua como Professor Adjunto na Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Desde novembro de 2021, é credenciado como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPG CiPharma) da UFOP. Atua como coordenador do PPG CiPharma no biênio 2022-2024. Tem experiência na área de Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica, com desenvolvimento de medicamentos. Desenvolve projetos de pesquisa com foco em novos sistemas de liberação, principalmente formulações baseadas em polímeros e tensoativos, e sua caracterização por ensaios biofarmacêuticos in vitro e ex vivo. Também atua com síntese e caracterização de polímeros acrílicos aplicados como excipientes funcionais para liberação modificada de fármacos.

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

eventos@unilavras.edu.br
35 9 8848 9459

Como chegar?